Marketing Digital para iniciantes

 Se você está interessado na carreira, como aprender, conceitos e características principais, está no lugar certo! Continue lendo.

O ambiente digital é cheio de possibilidades. São muitas estratégias, ações, vertentes e ferramentas que podem acabar assustando ou intimidando profissionais iniciantes que estão pensando em ingressar na área de marketing digital. Não se sinta mal caso esteja perdido, isso é normal para quem esta iniciando no marketing digital.

Se você procura dicas de marketing digital para iniciantes, posso dizer que já está seguindo a primeira delas. Afinal, buscar conhecimento e se manter atualizado representa um caminho obrigatório para construir uma marca forte na internet. A sua história começa aqui.

O que é marketing digital?

Marketing digital é o processo estratégico de atrair e reter clientes para marcas e empresas por meio de ferramentas e mecanismos da internet.

O marketing digital está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, e é por isso mesmo que vem se tornando um mercado de trabalho gigantesco.

O profissional de marketing deve ser capaz de analisar clientes, concorrência, fornecedores, a própria empresa e outras forças que atuam em determinado segmento. Com a análise, ele elabora estratégias para atender de forma adequada ao público do negócio, gerando bons resultados em vendas em curto, médio e longo prazo.

Diferentemente do marketing tradicional – ou offline -, o virtual tem grande capacidade de monitorar e medir os resultados e, assim, permite um aprofundamento nunca antes visto na área.

O marketing digital trabalha em diversas frentes, utilizando diversos canais para a divulgação de produtos e serviços. Podemos divulgar empresas por meio de diversas estratégias de marketing digital, específicas para cada dimensão.

Podemos classificar o marketing online em três dimensões amplas:

  • Marketing de busca (SEO e Links Patrocinados) que é simplesmente ser encontrado, ou seja, estar presente em buscas realizadas na Internet, principalmente nos grandes mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
  • Marketing nas mídias sociais exige capacitação, pois não se trata unicamente de saber “postar”, mas sim de gerar engajamento e principalmente conversões para a marca, o que grande parte do público ainda não entendeu.
  • Marketing de conteúdo é justamente isso, criação de conteúdo informacional, para orientar os visitantes do seu site em relação à sua área de atuação.

Vantagens do Marketing Digital

É mensurável: No marketing digitall você consegue rastrear as informações com precisão, o que torna as suas ações muito mais efetivas.

Tem baixo investimento inicial: Anúncios no Google ou em redes sociais podem custar centavos à empresa a cada impressão, clique ou visualização. Se comparado com outros veículos de divulgação, o marketing digital tem um investimento inicial bem menor.

Alcança o público certo: no marketing digital, você consegue filtrar a distribuição de suas campanhas com maior precisão e, assim, alcançar o público certo para sua empresa.

Velocidade nos resultados: Com vários mecanismos de mensuração, baixo investimento inicial e filtragem de público, os resultados do marketing digital vão aparecer de forma muito mais rápida.

Conclusão

O marketing digital para iniciantes não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Com os conceitos certos, você pode avançar em seus conhecimentos, decidir o nicho e então, trabalhar na área.

Se você tem interesse em saber mais sobre marketing digital, pode contar com conteúdos ricos e exclusivos aqui, no blog.

Boa Jornada!